Saiba porque a chia não pode faltar na sua alimentação

chiaOriginária do sul do México, a chia é uma semente que definitivamente não pode ficar de fora da alimentação, inclusive daqueles que querem perder alguns quilinhos. Riquíssima em uma série de nutrientes, ela pode ser encontrada nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas na forma de farinha, óleo ou grão inteiro.

A farmacêutica responsável da Meissen, empresa de produtos naturais, Maria Laura Álvares Lobo, ressalta que uma das vantagens proporcionadas pela chia é a facilidade na sua maneira de consumo. “Uma boa ideia é consumi-la misturada no iogurte, no leite ou no suco. Mas há inúmeras possibilidades, já que não tem gosto nem cheiro marcantes. Também pode ser incluída em bolos, gelatina, biscoitos, salada, carnes e entre muitas outras combinações”, comenta.

A única restrição, ainda de acordo com Maria Laura, é que o grão não pode ser consumido sozinho, pois absorve muita água do organismo, podendo trazer malefícios. Confira abaixo os principais benefícios que a chia traz para a saúde.

  1. Rica em proteínas, cálcio, vitaminas e ômega 3

Apesar de muito pequena, a chia é uma semente rica em diversas vitaminas, cálcio, minerais, fibras e ômega 3. A cada 20g, possui 4g de proteína vegetal. Portanto, é uma excelente fonte saudável para o organismo e um balanço para auxiliar aquelas pessoas que não possuem dietas tão regradas.

  1. Provoca saciedade

Se a ideia é diminuir a quantidade de alimento ingerido durante as festas, a chia também pode auxiliar. Isso porque, em virtude do seu alto valor nutritivo, a semente – se consumida adequadamente – provoca uma sensação de saciedade, permitindo desta forma que a pessoa consuma menor quantidade de outros alimentos ou consiga espaçar de forma adequada as refeições.

  1. Auxilia na saúde intestinal

Por ser fonte de fibras, a chia auxilia no funcionamento geral do organismo e facilita a atividade do intestino, o que traz muitos benefícios à saúde e ao bem-estar.

De acordo com Maria Laura, incluir a chia na alimentação é fácil e só tem a trazer benefícios, pois é uma alternativa para aqueles que mantém uma dieta balanceada e também para quem tem diabetes, pois as fibras ajudam a controlar a glicemia. As fibras dietéticas solúveis diminuem e controlam a velocidade de desintegração dos hidratos de carbono, controlando, assim, o nível de glicose no corpo.